TRABALHO FEITO PELOS ALUNOS: JÚLIA NAYURI E JOSÉ HENI
Os supercomputadores são computadores com grande capacidade de processamento e armazenamento de informações usadas em pesquisas científicas e militares e por instituições que têm aplicativos que necessitassem de uma enorme quantidade de processamento como, por exemplo, uma bolsa de valores, sistemas de previsão meteorológica, etc. (são usados para cálculos muito complexos e tarefas intensivas).
O supercomputador mais rápido conhecido até agora (agosto/2007) é o IBM Blue Gene/L, produzido pela IBM. Ele é composto de 131.072 processadores PowerPC com 32 terabytes de memória RAM com velocidade de processamento igual a 360 teraflops, ou seja, 360 trilhões de cálculos por segundo.
Seymour Cray (1960), ele fundou sua própria empresa, a Cray Research, em 1970 e dominou o mercado da supercomputação durante 25 anos (1965-1990).
Um mainframe é um computador de grande porte dedicado normalmente ao processamento de um volume enorme de informações. O termo mainframe era utilizado para se referir ao gabinete principal que alojava a unidade central de processamento nos primeiros computadores.
Os mainframes surgiram com a necessidade das empresas em executar tarefas, que levavam dias para serem concluídas. Era preciso então criar um supercomputador capaz de executar estas tarefas em menos tempo e com mais precisão.
Os mainframes nasceram em 1946 e foram sendo aperfeiçoados. Em 7 de abril de 1964, a IBM apresentou o System/360, mainframe que, na época, foi o maior projeto de uma empresa. Desde então, outras empresas – como a HP e a Burroughs (atual Unisys) – lançaram seus modelos de mainframe
Computar portátil e móvel foi uma área de foco para muitas companhias da tecnologia da informação por anos. A ideia de poder trabalhar enquanto na estrada é extremamente fascinante. Um notebook, também conhecido como laptop, que também pode ser definido como um computador móvel, é a solução para estas tarefas relativas ao computador portátil.
O Osborne 1 é considerado pela maioria dos historiadores como sendo verdadeiramente o primeiro computador portátil ou notebook. Este foi produzido por Adam Osborne em 1981. Ele tinha uma tela de 5 polegadas, uma porta de modem, floppy drives, poucos programas de software e uma bateria.
Para entender esse mundo de iPads e Tabs precisamos olhar para trás, no ano de 1968. Nesse ano foi lançado o precursor dos aparelhos que temos hoje em mãos: o Dynabook. Criado por Alan Kay não era, propriamente, um Tablet, mas um computador feito num bloco único. Tanto a tela quanto o teclado formavam um corpo único. Esse era um projeto desenvolvido com um computador pessoal para crianças, que deveriam ser fortinhas, já que o aparelho pesava em torno de 2kg. O grande sucesso do aparelho desenvolvido por Kay foi a influência direta nos tablets e nos computadores utilizados nos dias de hoje. A principal utilização do Tablet está na facilidade do acesso a internet. A navegação aos sites e e-mails, pode ser feita de maneira rápida, através do acesso sem fio (wi-fi) ou tecnologia 3G. Outras utilidades estão na edição de documentos simples, visualização de vídeos no YouTube, além de ver fotos e ouvir músicas.
Alan Kay
Este termo vem do inglês wearable computing, que significa "computação vestível", e são computadores que usamos como parte do nosso vestuário. Os melhores exemplos deste tipo de computador são os óculos inventados pela Google chamados Google Glass que é um dispositivo de visualização de informação, os sapatos esportivos que tem um chip para armazenar a nossa posição e rendimento e os relógios inteligentes, pequenos computadores que se usam no pulso como um relógio. Este conceito abarca todas as máquinas eletrônicas que se tornaram pequenas e podem ser adaptadas a nossa roupa ou aos acessórios que usamos e, em troca nos oferecem conectividade e outros serviços sem a necessidade de usar o computador. Eles nos proporcionam interagir com a informação do ambiente que nos rodeia.
Steve Mann(1998)
.